quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gatos que Aceitam Coleiras? É mais provável do que pensa...

Um novo estudo revela que a maioria dos gatos, de boa vontade usa uma coleira.

O estudo foi feito pela Universidade Estadual de Ohio, publicado numa edição recente do "Journal of American Veterinary Medical Association ".

Três em cada quatro gatos no estudo usaram coleiras consistentemente durante um periodo de seis meses. Em quase 60% dos casos, os animais toleraram a coleira sem muita dificuldade, o que excedeu as expectativas dos seus donos.


Os investigadores dizem que estes resultados devem inspirar veterinários para falarem  sobre a importância da identificação, durante os exames anuais de bem-estar dos gatos de estimação.

A colocação adequada da coleira, com espaço para dois dedos entre o pescoço e o colarinho, é o principal fator para a tolerância dos gatos. Os pesquisadores também afirmam que os donos devem observar atentamente o comportamento dos gatos com a coleira durante os primeiros dias.

Convencer os donos de gatos que os seus animais, mesmo os gatos de casa, necessitam de identificação é "uma batalha extremamente árdua", disse Linda Lord, assistente do professor de medicina veterinária preventiva na Ohio State University e principal autor do estudo.

"Muitas pessoas começam com o dogma de que os gatos não podem usar coleiras, que não a vão tolerar ou elas são perigosas. Agora os proprietários de animal de estimação podem olhar para esta investigação e, se possuir um gato, talvez agora considere tentar que o seu gato use uma coleira. Uma coleira com uma etiqueta de identificação é provavelmente a maior chance de um gato de vir a ser realojado ou devolvido ao seu dono quando perdido. " - diz Linda Lord

Gatos de casa tambem se podem perder. Linda Lord constatou que 40% dos gatos perdidos são gatos de casa e sem coleiras - reduzindo a probabilidade de eles voltarem para casa.

"O taxa de retorno de um gato ao proprietário é abismal. Menos de 2% dos gatos perdidos são devolvidos aos seus proprietários ", disse Linda Lord. "Se conseguíssemos fazer os donos de gatos a tentar que o seu animal use uma coleira com identificação, seria um grande avanço." - Linda Lord

Um total de 538 gatos com 338 proprietários participaram no estudo. Destes, 391 gatos, ou 72,7%, usaram com sucesso a coleira no período total do estudo, seis meses.

Os gatos foram aleatoriamente designados para usar um dos três tipos de coleiras: coleira tipo plastico, coleira de fivela concebida para se abrir, se ficar presa em alguma coisa, ou coleira de segurança elástica.

Trinta e dois animais foram retirados do estudo por várias razões. Os proprietários dos 115 gatos que não usaram as coleiras com sucesso por seis meses, deram os seguintes motivos: O gato perdeu a coleira (7,1%), o gato coçou excessivamente o pescoço (4,8%), a coleira continua a cair e o proprietário optou por não coloca-la (3,3%), ou a coleira ficou presa  na boca do gato ou em outro objeto (1,5%).

Um total de 333 gatos usaram coleiras sem incidentes por todos os seis meses.

O estudo indicou também que pode haver algum risco associado com as coleiras. Em 3,3% dos casos envolvendo 18 gatos, as coleiras ficaram presas na boca do animal ou no antebraço, ou em outro objeto.

Face a este risco Linda Lord argumentou " é muito mais provável um gato se perder e não poder ser recuperado do que é ser ferido por uma coleira."

Linda Lord afirma que, especialmente para os gatos que não toleram uma coleira, um microchip é uma
forma importante e fiável de identificação, caso os animais sejam perdidos.

Os proprietários de 90% dos gatos disseram aos pesquisadores que pretendem manter a coleira em seus
gatos após a conclusão do estudo.



Sem comentários:

Enviar um comentário